domingo, 14 de julho de 2013

Machas na unha pode ser um sinal de alerta para doenças



                         Manchas na unha pode ser um sinal de alerta de doenças

As manchas nas unhas geralmente são um sinal de que algo com a sua saúde não está a 100%. As alterações na cor das unhas, muitas vezes podem nos alertar para mudanças no nosso corpo.

Entenda o que representam as manchas nas unhas e veja qual a sua causa.

Manchas cor de sangue podem representar hematomas causados por trauma, choque,  falta de vitamina C,  lúpus, a endocardite bacteriana (bactérias que contaminam as válvulas do coração), a meningite meningocócica, policitemia, entre outros.

As manchas brancas podem indicar infecções fúngicas, infecções fúngicas e falta de vitamina B3, vitamina B12 e zinco. Se tem manchas brancas transversais representam envenenamento por alguma droga, doença do rim, a ausência de proteína albumina causada pela ingestão de grandes quantidades de ovos ou carne e  adoença renal, que faz com que a pessoa perca de albumina na urina.

Manchas amarelas são sinais de infecções fúngicas, e devido a uso contínuo de antibióticos. Estas manchas também aparecem em pessoas com hepatite C e doenças pulmonares, como asma, bronquite.

Quem come  laranja, papaia e cenoura em grandes quantidades podem também ter as unhas cor de laranja devido a retenção de beta-caroteno.

Manchas escuras estão relacionadas com infecções fungicas, deficiência  de vitamina B12, síndrome de Cushing ou Addison. Os pontos pretos podem ser sinais de um melanoma maligno.

Para evitar o aparecimento destas manchas, o ideal é ter uma dieta rica em vitaminas e minerais. Quanto à manicure, deve remover a cutícula se apenas  for realmente necessário, porque isso tem uma importante função de proteger as unhas.

É importante consultar um dermatologista, que vai definir a origem exata, a causa e o tratamento adequado para as suas unhas.



Dicas Importantes  para eliminar micoses
Esterilize: Exija sempre instrumentos exclusivos na manicure ou se fizer unha em casa, esterilize sempre antes de casa uso.


Neutralizar: Sempre lave as mãos ou os pés com sabão neutro e passe, com o auxílio de um algodão, vinagre nas unhas antes de faze-las. Medidas básicas e simples podem evitar e eliminar os potenciais agressores.

Hidratar: Logo após a lavagem, ainda com o auxílio do algodão ou um pincel, passe óleo de linhaça (ou gergelim) nos dedos e unhas, seque o excesso em seguida para não ficar oleoso. Os óleos são fontes de ácidos graxos o que dificulta a adesão dos micro organismos na pele.



Resistência: Aplique óleo de cravo em suas unhas, antes de aplicar esmalte ou até mesmo após remove-lo. Os cuidados que se tem com a unha, lixando, cortando ou removendo os esmaltes de cuidados anteriores, causam pequenas lesões nas unhas que se tornam porta de entrada para as micoses.

Hora do chá: Chá de cavalinha e calêndula reforçam as unhas e também combatem os fungos. Banhar os pés e mãos uma vez por semana faz com que os micro organismos sejam eliminados.