sábado, 27 de abril de 2013

Os Poros porque dilatam

--> 

                   POROS PORQUE  DILATAM?


Poros todos nós temos, pois eles sao importantissimos para o nosso orgamismo,já que ajudam a manter a temperatura corporal, hidratam e protegem a pele.
Funciona assim a pele secreta óleo pelos poros, ou folículos pilosos,é como se os poros fossem “canais” de passagem para o fluxo de sebo. Desta forma, uma pele com grande atividade de glândulas sebáceas terá um fluxo maior, o que pode tornar os poros mais dilatados. Contrapartida, uma pele com nível de óleo menor, os poros tendem a ser menores também.  Este é um ponto claro para, inicialmente, você ter em mente que não pode mudar a sua genética. Todos têm poros, uns tão minúsculos que você nem percebe, que nem pele de criança; outros, imensos feito um queijo suíço.


Agora, quando a pele excreta sebo em excesso e este, por ficar na superfície da pele e exposto ao oxigênio, escurece pelo efeito oxidativo – você já deve ter notado que o mesmo ocorre com uma fruta ou mesmo aquele seu creme com Vitamina C que ficou exposto ao ar – deixa os poros mais evidentes. Basta um dia típico de verão para observar que a oleosidade natural, após um longo tempo, fica com um aspecto amarelado. A pele ganha um “ranço”, uma aparência suja e você tem a clara impressão que após lavar a pele, ela torna-se mais clara e radiante. Bom, até aqui tocamos no segundo ponto dos seus poros ficarem esquisitos.

E os malditos cravos? Por vezes, o excesso de sebo retido nos folículos, principalmente pelo acúmulo de células mortas que são despejados todos os dia na pele, geram obstrução dos poros, formando pequenos cravos brancos(comedões fechados).

Não se aflige, cravos brancos ocorrem em qualquer tipo de pele. Em algum estágio da vida, alguém deve ter passado por isso, independentemente até da idade. Vejo, por exemplo,  a minha mãe: ela tem 72 anos de idade, uma pele com pouquíssimo fluxo de sebo, mas, às vezes, um pequeno cravo pode ocorrer por causa do acúmulo de células mortas sobre os poros.
Quando este material retido é exposto ao ar, torna-se escuro formando os cravos pretos (comedões abertos) – que dão uma aparência típica de um morango. Mas, ocorre também que  bactérias que habitam na nossa pele proliferam-se rapidamente nos folículos obstruídos e inicia um processo inflamatório. Primeiro, ele pode aparecer como pontos avermelhados, inchados e dolorosos. O próximo estágio é virar uma temida pústula. Então, você precisará mais que uma limpeza, mas usar algum tratamento prescrito para melhorar a situação.