segunda-feira, 29 de abril de 2013

Como acaber de vez com a caspa



A caspa, chamada de dermatite seborréica pelos médicos, se caracteriza por uma descamação do couro cabeludo e atinge indiscriminadamente mulheres e homens, estes últimos em maior proporção, pelas próprias características da pele masculina, frequentemente mais gordurosa e seborréica.
Quem pensa que pode “pegar caspa” com uso de pentes de cabeleireiros ou por emprestar a escova para a amiga,  esta enganado. Caspa não é contagiosa. A caspa é um componente característico do tipo de pele de cada pessoa, principalmente das peles oleo.
Causas:
A causa da caspa podem ser psicológicos, físicos ou causados por alguns hábitos. Lavar a cabeça com água muito quente e dormir com os cabelos molhados são hábitos que podem provocar a produção de caspa. Prender os cabelos ainda úmidos também é um hábito muito comum, mas que não é nada bom. Além de ajudar a arrebentar os fios, também pode provocar a produção da caspa. A adolescência é um período em que as glândulas sebáceas trabalham mais, podendo assim ajudar a produzir mais caspa.

1-Alteração psicológicas: estresse, ansiedade, cansaço, angústia, depressão: estes são uns dos maiores aliados da caspa. A tensão nervosa age de forma -extremamente negativa e pode levar ao aparecimento de distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares e psíquicos, além de provocar uma redução dos níveis das defesas do sistema imunológico e provocar uma série de problemas dermatológicos, entre eles, a caspa.

2-Falta de lavagens freqüentes: cada fio de cabelo tem uma ou duas glândulas que eliminam óleo através dos poros; o excesso de gordura sobre o couro cabeludo pode provocar uma reação irritativa e uma descamação. Um das medidas básicas a adotar, para quem tem caspa, é reforçar a higiene e os cuidados. Como a higienização é fundamental, as pessoas devem lavar periodicamente os cabelos.

3-Uso de xampus errados ou inadequados: quem tem cabelos normais e usa xampus para cabelos secos, ou quem tem cabelos excessivamente oleosos e usa condicionador em excesso, corre o risco de depositar elementos gordurosos nos cabelos.

4-Fungos: A caspa é resultado do excesso de oleosidade associado a uma descamação do couro cabeludo. Quando em grande quantidade, a descamação favorece a infecção ou contaminação por fungo, o que pode levar a complicações.

5-Alimentação: a ingestão excessiva de açúcares e de alimentos muito gordurosos funciona como agente desencadeador do processo.

Resumindo: A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa, pelo menos uma vez ao ano. Sua causa não está definitivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa frequência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa que propiciam o aumento de microorganismos, como bactérias e fungos no couro cabeludo.

Como tratar a caspa?

Além das medidas preventivas, não lavar a cabeça com água muito quente, não prender nem dormir com os cabelos molhados, é importante usar um xampu para cabelos oleosos, se esse for realmente o tipo de cabelo. Se não funcionar, existem os xampus anticaspa que podem ajudar bastante, podem inclusive ser manipulados, mas é melhor que seja indicado por um dermatologista. Os cabelos não devem ficar sujos, se estiverem sebosos devem ser bem lavados. E atenção com produtos leave-in (sem enxágue), não devem entrar em contato com a raiz dos cabelos. Se essas medidas não adiantarem, é melhor procurar um dermatologista, ele deve descobrir o motivo da caspa e tratá-la.