segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hungria-Budapeste


             
                                                           Parlamento Húngaro

A Hungria é um Pais interessante e que ficou marcado na história pela disputas  de quase dois mil anos entre povos diversos, que construíram, destruíram e reergueram aquela que seria a principal capital do leste europeu. Ficou o legado dos romanos, mongóis, lombardos, magiares, turcos e germânicos.
Budapeste é a cidade dos magiares,exatamente por que fica as margem do rio  que divide Buda de um lado e do outro Peste,mesmo com a divisão as duas são na verdade uma só. É difícil dizer se ela é mais bonita do lado da antiga Buda, com o Palácio Real em destaque no alto da colina, do lado Peste, com a riqueza de detalhes do Parlamento Húngaro e da Basílica de São Estevão, ou se é o Rio Danúbio que se destaca com suas belas pontes. A melhor forma de descobrir é andando pela cidade, tanto de dia quanto à noite, cruzando suas pontes várias vezes e buscando vê-la dos mais diferentes ângulos. De onde quer que se olhe, a vista com certeza será maravilhosa.
Budapeste a primeira vista parece  sombria, seca e decadente,mas pela história é tudo isso mesmo,uma mistura de antigo com moderno Arte, cultura, arquitetura, gastronomia e ricas tradições fazem da capital da Hungria um convite irrecusável.
Todo glamour dos tempos áureos do Império Austro-Húngaro se desintegraram após a queda do regime no século XX e o comunismo todo terro da guerra foram o que colapsaram o país. A Hungria reapareceu no século XXI renovada, mas ainda nitidamente magoada e ressentida. Hoje, o luxo e a opulência contrastam com os resquícios da guerra, com fachadas perfuradas de balas, edificações decadentes, lixo urbano. Seja boa ou seja ruim, o resultado da história ficou positivamente ou negativamente estampado nesse pais. 
Veja também O que comer na Hungria 
                                                   Ponte das Correntes



                                                                    Castelo de Buda
           

 

























2 comentários:

Deixe aqui o seu comentario.