terça-feira, 30 de abril de 2013

Como corrijo uma cor indesejada?

Correção matização da cor indesejada. 



Na escolha do corretor para anular um reflexo, precisamos levar em consideração o princípio da colorimetria. Cada cor primária em oposição à sua secundária se anula. Desta forma, para amenizar tons amarelos e dourados, precisa-se da pigmentação roxa que vem em produtos desamareladores, tonalizantes com a terminação ,2 (Irisado). E para amenizar tons alaranjados, precisa-se do pigmento azul, encontrado por exemplo nos tonalizantes acinzentados terminados em ,1 .

Para ressaltar um reflexo, utiliza-se o corretor correspondente :
AMARELO – ,3 DOURADO
VERDE – ,7 MATE (VERDE )
AZUL – ,1 PRATEADO
ROXO – ,2 IRIS
VERMELHO- 6 RUIVO
Para sabermos o que neutraliza o que usamos a Estrela de Oswald.



Exemplos:

Para anular um reflexo VERMELHO, utiliza-se o corretor VERDE ;
Para anular um reflexo AMARELO, utiliza-se o corretor ROXO;
 Para anular um reflexo LARANJA , utiliza-se o corretor AZUL..
-->


Se temos um cabelo que puxa pro vermelho e queremos usar um marrom (que contém vermelho), podemos usar um tom de marrom que tenha reflexo mate (verde), para que o resultado final seja um marrom frio, fechado, ao invés de um marrom avermelhado.

O cabelo loiro, conforme desbota puxa pro amarelo e ás vezes puxa também pro cobre. Só que amarelo e laranja são diferentes, e muitas vezes confundimos um com o outro. Quando o cabelo está amarelo, o primeiro impulso é jogar um tonalizante ou banho de brilho acinzentado, só que  amarelo com azul dá verde, então seu cabelo pode esverdear, o famoso cabelo chumbado.

É importante prestar bem atenção na hora da tonalização e matização. Por exemplo, você quer quebrar alguns reflexos acobreados, mas também tem reflexos amarelos, então você acrescenta uma tinta que tenha irisado e uma que tenha cinza em sua mistura.  Em equilíbrio é claro, para não puxar muito nem para um lado nem para o outro.

Por isso se deve sempre analisar bem quais os reflexos presentes no cabelo antes de optar por esta ou aquela nuance, para saber direitinho o que você quer neutralizar e o que você quer reforçar.

No geral, para neutralizar tons AMARELADOS E DOURADOS usa-se o tom irisado (roxo / violeta). E para neutralizar tons ALARANJADOS usa-se o tom cinza ou azul.

Usando shampoos desamareladores.

Existem no mercado shampoos de várias marcas criados especialmente para
esta finalidade. São shampoos normais, porém possuem uma coloração roxa, que após várias lavagens podem reverter/amenizar o tom amarelado. Eles são mais usados para manter o tom claro e não amarelar.

Banho de Brilho

Essa técnica parece ser uma das mais usadas, por ter uma química leve e não agredir os cabelos. Funciona mais ou menos como um shampoo tonalizante. Tem receitinha aqui. É só escolher o tonalizante que melhor se encaixa ao seu problema.

Usando Violeta Genciana

Muitas pessoas utilizam Violeta Genciana (remedinho de farmácia, custa menos de cinco reais) para quebrar o amarelão, já que é exatamente o tom roxo que possui a capacidade de quebrar os tons amarelo e dourado. 
Como se usar :  
Pode-se colocar no shampoo, assim obtém-se um efeito similar ao dos
shampoos especiais roxos/azuis/cinzas que eu já citei mais acima. Pingue gotas dentro do frasco de shampoo até ele ficar bem roxinho .  Não dá muito certo colocar no condicionador, pois pode manchar os cabelos. Então, aplique o shampoo normalmente. Na primeira lavagem você pode deixar uns 10 / 15 minutos para o efeito ser maior.

Depois de compreender este universo das cores, o segundo passo é analisar bem que cor está o seu cabelo para poder então escolher a melhor matização de acordo com o resultado desejado. E  lembrem sempre que o barato sai caro minha gente, não adianta, quem quer ficar loira tem que investir em BONS PRODUTOS, optando sempre por PRODUTOS PROFISSIONAIS, fuja dos de farmácia.

As tintas e tonalizantes de farmácia não tem a mesma pigmentação das profissionais, é comum uma tinta de farmácia ,dar um resultado diferente da tintura profissional.

A mesma regra aplica-se para os descolorantes, opte SEMPRE pelo PÓ AZUL, e dê preferência a marcas profissionais.E tente comprar a oxigenada da mesma marca do descolorante, pois eles foram criados para trabalharem juntos, assim você obtém um melhor resultado.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Penteados cabelo afro

Hoje em dia os cabelos encaracolados estão com tudo e os cabeleireiros estão valorizando cada vez mais os cabelos afro, ela è a dona de diferentes estilos e comprimentos, as negras saem na frente e apresentam uma quantidade enorme de alternativas para arrasar no estilo. Se voce possui o cabelo afro deve ficar satisfeita e evitar químicas para alisá-lo,veremos como é bonito deixar o cabelo ao natural..  
Apesar de muitas pensarem que o Afro é um cabelo  dificil de trata porem basta hidrata. 
A Dica é você testar o penteado meses antes do casamento, assim você ainda tem tempo de decidir e ver qual modelo combina melhor.





Como acaber de vez com a caspa



A caspa, chamada de dermatite seborréica pelos médicos, se caracteriza por uma descamação do couro cabeludo e atinge indiscriminadamente mulheres e homens, estes últimos em maior proporção, pelas próprias características da pele masculina, frequentemente mais gordurosa e seborréica.
Quem pensa que pode “pegar caspa” com uso de pentes de cabeleireiros ou por emprestar a escova para a amiga,  esta enganado. Caspa não é contagiosa. A caspa é um componente característico do tipo de pele de cada pessoa, principalmente das peles oleo.
Causas:
A causa da caspa podem ser psicológicos, físicos ou causados por alguns hábitos. Lavar a cabeça com água muito quente e dormir com os cabelos molhados são hábitos que podem provocar a produção de caspa. Prender os cabelos ainda úmidos também é um hábito muito comum, mas que não é nada bom. Além de ajudar a arrebentar os fios, também pode provocar a produção da caspa. A adolescência é um período em que as glândulas sebáceas trabalham mais, podendo assim ajudar a produzir mais caspa.

1-Alteração psicológicas: estresse, ansiedade, cansaço, angústia, depressão: estes são uns dos maiores aliados da caspa. A tensão nervosa age de forma -extremamente negativa e pode levar ao aparecimento de distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares e psíquicos, além de provocar uma redução dos níveis das defesas do sistema imunológico e provocar uma série de problemas dermatológicos, entre eles, a caspa.

2-Falta de lavagens freqüentes: cada fio de cabelo tem uma ou duas glândulas que eliminam óleo através dos poros; o excesso de gordura sobre o couro cabeludo pode provocar uma reação irritativa e uma descamação. Um das medidas básicas a adotar, para quem tem caspa, é reforçar a higiene e os cuidados. Como a higienização é fundamental, as pessoas devem lavar periodicamente os cabelos.

3-Uso de xampus errados ou inadequados: quem tem cabelos normais e usa xampus para cabelos secos, ou quem tem cabelos excessivamente oleosos e usa condicionador em excesso, corre o risco de depositar elementos gordurosos nos cabelos.

4-Fungos: A caspa é resultado do excesso de oleosidade associado a uma descamação do couro cabeludo. Quando em grande quantidade, a descamação favorece a infecção ou contaminação por fungo, o que pode levar a complicações.

5-Alimentação: a ingestão excessiva de açúcares e de alimentos muito gordurosos funciona como agente desencadeador do processo.

Resumindo: A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa, pelo menos uma vez ao ano. Sua causa não está definitivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa frequência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa que propiciam o aumento de microorganismos, como bactérias e fungos no couro cabeludo.

Como tratar a caspa?

Além das medidas preventivas, não lavar a cabeça com água muito quente, não prender nem dormir com os cabelos molhados, é importante usar um xampu para cabelos oleosos, se esse for realmente o tipo de cabelo. Se não funcionar, existem os xampus anticaspa que podem ajudar bastante, podem inclusive ser manipulados, mas é melhor que seja indicado por um dermatologista. Os cabelos não devem ficar sujos, se estiverem sebosos devem ser bem lavados. E atenção com produtos leave-in (sem enxágue), não devem entrar em contato com a raiz dos cabelos. Se essas medidas não adiantarem, é melhor procurar um dermatologista, ele deve descobrir o motivo da caspa e tratá-la.

Receita de coloração caseira vermelho perfeito



                                          Imagem By Ju Sampaio

Ter o cabelo vermelho vibrante é lindo,porém acerta no ton e a questão,
Existem varias ton,mais nem sempre é aquele em que desejamos então 
Se você já passou, ou esta passando por isso,aqui vai uma receitinha,que vai te auxiliar a ter o tão sonhado vermelho  perfeita....



Receita:

1 bisnaga de tintura vermelha mais viva (de sua preferencia )
Agua oxigenada de 20 volumes
10ml de queratina líquida
2 colheres de anilina de madeira cor vermelha

Modo de preparo :
Primeiro misture a bisnaga de tintura na água oxigenada ,mexa bastante até ficar na cor vermelho. Depois misture a anilina de madeira na queratina líquida , em seguida misture o líquido da anilina que você acabou de fazer junto a tintura. mexa bastante e aplique nos cabelos deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo como de costume.

domingo, 28 de abril de 2013

O que é a estrela de Oswald?

Estrela de Oswald coriometria
 Um bom colorista sabe identificar a cor  que está nos fios, o que precisa ser melhorado para que ela ganhe brilho e luz ou quais os recursos necessários, como a decapagem, por exemplo, para se conseguir uma nova tonalidade. 
A Estrela de Oswald é a guia do  colorista,uma das principais ferramentas usadas para entender as regras e conceitos e se voce conseguir entender como funciona esta estrela , voce se tornará um excelente colorista.








A estrela funciona como um gráfico ou uma tabela para trabalhar o processo de coloração e neutralização de tons indesejáveis. Na prática, o profissional usa essas regras para eliminar tons incorretos ou criar uma nova cor.
Apresenta seis pontas com cores primárias e secundárias, que estão dispostas de forma que uma determinada nuance tem a sua oposta. 


                   Imagem by  Ju Sampaio

Por exemplo, o vermelho é contrário ao verde, enquanto o laranja contrapõe-se ao azul e o amarelo, aovioleta. Essas posições são estratégicas e foram reunidas dessa forma porque um tom ameniza ou potencializa o efeito do outro. O círculo cromático também define as nuances e os matizes das colorações. A partir do que já existe no cabelo, escolhe-se o novo tom.


Para neutralizar reflexos amarelos ou dourados nos fios (retirando a intensidade do reflexo) deverá ser utilizada coloração com pigmento violeta, pois, na Estrela de Oswald, o violeta está em oposição ao amarelo.



Para entender melhor, vale a pena citar dois exemplos:

1. Se o cabelo apresenta muito pigmento vermelho e a cliente quer a nuancemarrom frio (que contém vermelho), o profissional pode usar um tom de marromcom reflexo mate (verde), para que o resultado final seja um marrom fechado.

2. Para conseguir a tonalidade louro acinzentado, é necessário tomar cuidado. Se o cabelo está amarelado e recebe a nuance acinzentada (que tem azul) pode acontecer um efeito desagradável, já que amarelo + azul resulta em verde.

sábado, 27 de abril de 2013

Estrutura capilar





                               Entenda sobre seu cabelo

Parte teórica? é parece chato mas, é muito importante para que você entenda os mecanismo 
de atuação dos produtos no cabelo,mesmo que você nao trabalhe com isso,é importante saber o que o profissional esta fazendo no seu cabelo 
e como aquele produto age ou simplesmente conhecer as fazes do fio do cabelo,como nasce?como cresce ?quanto cresce? como quebra porque quebra,porque cai,essas e muitas outras duvidas vamos resolver por aqui.
Primeiro sabemos  que a pele é um órgão vivo e que desempenha funções importantes em nosso organismo, como regular a temperatura, agir como mecanismo de defesa, proteger nosso corpo de ações externas, entre outras. É no interior da pele que acontece a formação dos fios de cabelo.

Ela é dividida em três camadas distintas:

> Epiderme - é a camada superficial
> Derme - é a camada intermediária
> Hipoderme - é a camada profunda.

A pele abriga todos os fios de cabelo, neste caso o couro cabeludo. O fio do cabelo origina-se dentro do folículo piloso, onde se encontra o bulbo ou raiz. A alimentação dos fios acontece na papila, através da circulação sanguínea, que nutrem as células germinativas e assim estas células se reproduzem continuadamente e originam o fio de cabelo.

O fio de cabelo é uma estrutura fina que cresce em média 1,5 cm ao mês. Ele é constituído principalmente de uma proteína denominada queratina. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glândulas sebáceas. Estas são as responsáveis pela lubrificação dos fios, funcionam como uma capa protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. A haste é a parte visível.
-->

Ao microscópio aumentado,milhares de vezes , o fio possui três estruturas principais:

1- Cutícula – Camada Externa
2-Córtex – Camada intermediária
3-Medula – Camada central.

1. CUTÍCULA - É a camada externa do fio. Cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas. Ela é formada por células achatadas que formam uma cobertura de escamas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembram escamas de peixe. A cutícula quando agredida ocasiona alterações na saúde do fio, como pontas secas e duplas, cabelo seco e quebradiço, alteração na cor, queda, etc. Isto ocorre principalmente por Ações Mecânicas como ato de escovar, pentear, secar e por Ações Químicas como descoloração, tintura, permanente, alisamentos, etc e por Ações de Agentes Externos como sol, poluição, vento, poeira, água com cloro, ar condicionado, etc.

2. CÓRTEX - É constituído de células delgadas que possuem em seu interior um pigmento denominado melanina, que confere a cor dos cabelos, podendo estar presente sob a forma de grânulos esparsos, grumos ou fluído.

A cor do cabelo é determinada geneticamente. De acordo com a natureza da melanina, a quantidade e a sua distribuição no cabelo, pode obter várias cores. Os tipos principais de melanina são três: Eumelanina – Azul, Feomelanina – Amarelo e Tricosiderina – Vermelho.

As cores naturais dos cabelos dependem das diferentes proporções destas melaninas e são indicadas na escala de 1 a 10, da cor mais escura a mais clara, em progressão descendente, para o desenvolvimento de tinturas.


>> COR NATURAL1. Preto
2. Castanho Escuríssimo
3. Castanho Escuro
4. Castanho Médio
5. Castanho Claro
6. Louro Escuro
7. Louro Médio
8. Louro Claro
9. Louro muito Claro
10. Louro Claríssimo

3. MEDULA – Consiste de um eixo central de células.

  ESTRUTURA QUÍMICA DO FIO

O fio de cabelo é constituído principalmente de queratina, uma proteína fibrosa, derivada das células ectodérmicas (pele). O cabelo contém de 65% a 95% de proteína (queratina) e os demais componentes são: 

> Água – esta é fundamental e sua concentração aumenta de acordo com a umidade do ar. Os fios quando estão molhados são menos resistentes e rompe-se com maior facilidade,ou seja cabelo molhado é cabelo fracos.

> Lipídeos – Os internos que fazem parte da estrutura do fio e os externos formados pelo sebo.

> Elementos químicos – (vitaminas e minerais) sua presença na estrutura capilar é muito baixa.

A queratina dos cabelos contém cerca de 10 a 14% de cistina (aminoácido) que contém as pontes de dissulfeto, que são as responsáveis pela capacidade da queratina dos cabelos, distender-se a quase o dobro do seu comprimento quando exposto ao calor úmido, mas se contrai ao comprimento normal pelo resfriamento.

É devido às propriedades da queratina, que o cabelo para ser ondulado, pode ser molhado e enrolado firmemente em torno de um rolo sólido, ficando assim até secar. A tensão prolongada rompe as ligações, levando o fio à outra posição. Estas ligações porém são instáveis e se o cabelo for lavado, elas desaparecerão e o modelo de ligações primitivo é restabelecido.

As substâncias químicas que provocam a ruptura das ligações das pontes cruzadas de dissulfeto modificam permanentemente o fio do cabelo, é o caso de alisamento de cabelos. 

 FORMAS DE CABELO
A curvatura é a característica do cabelo que mais influência o volume , a penteabilidade e a maleabilidade, entre outras características. A curva do cabelo crespo, ondulado e liso é determinada geneticamente, variando de acordo com as raças.
> CABELOS LISOS - é predominante nas raças mongólicas, como os chineses, esquimós e índios. São cabelos grossos e lisos, com algumas variantes: lisos e finos e ligeiramente ondulados.

> CABELOS ONDULADOS - é predominante nas raças caucasóides como os europeus. São cabelos finos e ondulados, que se dividem em ondulados, muito ondulados e cacheados.

> CABELOS CRESPOS - é característico de quase todas as raças negras e suas miscigenações podendo variar em crespos e muito crespos.


 CICLO DE VIDA DO FIO



Fase do crescimento (Anágena)

Esta fase dura entre 3 a 5 anos. As células da papila se dividem permanentemente e empurram as precedentes para cima. Este processo de empurrão das células é o responsável pelo crescimento do fio.

Fase de repouso (Catágena)
Sua duração varia de 3 a 4 semanas. A divisão celular diminui e depois cessa. O cabelo não cresce mais.

Fase de queda (Telógena)
Duração média de 3 a 4 meses. A multiplicação celular não acontece mais, o cabelo desprende e cai. Em seguida a papila se reativa e um novo fio de cabelo se forma.

> Na vida de cada pessoa o folículo pode produzir em média 25 ciclos.
> Diariamente perdemos de 30 a 100 fios. Esta troca é lenta e nem se percebe. Se esta média for superior pode haver um desequilíbrio.
> O fio de cabelo cresce em média de 1 a 2 cm ao mês. 

Esfoliação caseira Pele mista, oleosa e com poros dilatados

--> Esfoliação caseira 
Lembre-se de lavar e limpar o rosto completamente antes de aplicar qualquer uma dessas receitas e nunca aplicar nas áreas próximas dos olhos.Proteja a area dos olhos.



Pele mista, oleosa e com poros dilatados

Para remover o excesso de sujeira acumulada na pele comece com um esfoliante à base de maçãs e farinha de aveia. O suco da maçã tonifica a pele enquanto a pectina conforta e suaviza. A ação esfoliante da farinha de aveia remove as células mortas e melhora a circulação sangüínea revelando uma pele mais nova e viçosa. 

Duas colheres (das de sopa ) de aveia triturada
Uma colher e ½ (das de chá) de fubá fino 
Uma colher (das de sopa) de mel
Meia maçã média, descascada e cortada em pedaços


Coloque a farinha de aveia, o fubá e o mel no liquidificador ou processador e bata até fazer uma pasta, adicione a maçã e torne a bater até homogeneizar. Aplique a mistura generosamente no rosto esfregando com movimentos circulares suaves. Enxágüe bem com água morna, em tapinhas leves.


Finalizando
O tônico é fundamental para ajudar a pele a resgatar o pH fisiológico, além de reduzir o inchaço dos olhos cansados. A água de rosas tonifica e contrai os poros enquanto a camomila reduz a inflamação. 

1 saquinho (de chá) de camomila
1 copo (230 ml) de água fervente
Meio copo (120 ml) de água de rosas

Coloque na água fervente para infusão o saquinho de camomila por cinco minutos. Remova o saquinho e deixe o chá esfriar. Adicione a água de rosas ao chá. Guarde num lugar seco e fresco. 
Embeber duas bolotas de algodão nessa preparação e aplicar na pele, deixando agir as pálpebras por cinco minutos, neste caso sim, sem problemas estar perto da região dos olhos.